sábado, 21 de agosto de 2010

Ano Internacional da Biodiversidade - 2010

Biodiversidade é o nome que se dá para a riqueza e a variedade do mundo natural como as plantas, os animais e os microrganismos que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
A Assembléia Geral das Nacões Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância de sua preservação em todo o mundo.
Conhecer a biodiversidade de sua cidade, região e país; fazer escolhas de consumo responsável  e apoiar atividades e organizações que conservam a biodiversidade faz toda a diferença para a preservação dessa riqueza natural.
(suplemento do jornal Brasil Seikyo, edicao n 2.047, 14 de agosto de 2010)

Amazônia

A magia da floresta

Fonte: Suplemento do jornal Brasil Seikyoed 2047, 14/08/2010

Cercada por muitos mitos e lendas, ela é a maior floresta tropical do mundo. Um território de 6,6 milhões de quilômetros quadrados que abrange nove países da América do Sul. Em solo brasileiro ficam 65% da floresta, um total de 4 milhões de km², quase 50% do território nacional, localizado nos Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins, mais Mato Grosso e metade do Maranhão. Isso tudo forma um grande mosaico de paisagens e ecossistemas, compostos de planaltos, depressões, montanhas, terrenos alagados e de terra firme, rios de todos os tamanhos, água de todas as cores, ácidas e alcalinas, florestas úmidas e secas, savanas, pântanos e manguezais constituindo vários sistemas em um só.

Talvez, você esteja se perguntando... o que tem isso a ver com um blog budista?

"O princípio budista da unicidade da vida e seu ambiente nos ensina que a humanidade e o mundo natural são um só. É por essa razão que, se desejamos proteger o meio ambiente, devemos transformar e purificar os três venenos da avareza, ira e estupidez que existem na vida das pessoas. O princípio da revolução humana exposto pela SGI enfoca exatamente isso: a transformação interior do nível mais fundamental."  Daisaku Ikeda
(Brasil Sikyo, n 1.815, 15/10/2005 p. A3)

Rio Amazonas

Fonte: suplemento do jornal Brasil Seikyo, ed 2047, 14/08/2010

Rio Amazonas

Quando as escuras águas do rio Negro encontram-se com as águas de cor leitosa do rio Solimões formam o grandioso rio Amazonas, o maior rio do mundo. As águas dos dois rios correm por vários quilômetros sem se misturarem, numa espetacular obra de arte natural. A nascente localizada num pico seco e frio, próximo ao Pacífico, a 5.300m de altitude, inicia sua correnteza como uma lâmina d'agua. Antes de começar a sua longa trajetória, ele vacila, corre em várias direções e chega a desenhar uma curva, como se quisesse encurtar o caminho. Ao virar-se subitamente ao Leste, inicia a mais longa viagem de um rio na Terra. São 6.850km até desaguar do outro lado do continente.