quinta-feira, 6 de junho de 2013

DAISAKU IKEDA

Daisaku Ikeda, terceiro presidente da Soka Gakkai, desenvolveu uma das maiores associações budistas do mundo. Com base na tradição de 700 anos de idade do Budismo de Nitiren Daishonin, o movimento é caracterizado por sua ênfase no envolvimento e empoderamento social e individual para alcançar paz, cultura e educação. Destacando do ensinamento de Sakyamuni o Sutra de Lótus, como parte principal em que devemos focar.
Quinto filho de um casal de beneficiadores de algas marinhas, Ikeda nasceu em 1928. Ainda pequeno, seu país natal enfrentou a Segunda Grande Guerra e vivenciou a dor da perda, quando teve arrancados de sua vida, seus quatro irmãos mais velhos no campo de batalha. Sua experiência de vida e desejo de viver em um mundo pacífico o levaram a abraçar o humanismo, que o leva a tornar-se atuante discípulo e mais tarde líder da Soka Gakkai, ampliando sua atuação por todo o mundo.
A longevidade e juventude, qualidades que poderiam ser consideradas paradoxais, são características marcantes desse ser humano que dedica sua vida à luta pela paz em todo o mundo através da fundação de uma série de instituições de pesquisa cultura, educação e paz em todo o mundo como, como a Associação de Concertos Min-On, o sistema educacional Soka, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro de Projetos e Estudos Ambientais da Amazônia (CEPEAM), entre outros empreendimentos, cuja importância tem recebido o reconhecido em todo o mundo. Sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo dos anos são compartilhados com todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais do Budismo de Nitiren, da Soka Gakkai ou deste Mestre, tão querido por budistas de todo o mundo.
Fontes: www.daisakuikeda.org http://www.bsgi.org.br/noticia/82/ http://www.bsgi.org.br/media/release_daisaku_ikeda.pdf