terça-feira, 18 de maio de 2010

Gosho - Itai Doshin

Itai Doshin -> Diferentes corpos, uma única mente

"Apesar de numerosos, os japoneses terão dificuldades em realizar algo, pois estão divididos em espírito. Em contraste, embora Nitiren e seus discípulos sejam poucos em número, por serem diferentes em corpos, mas unidos em mente, eles definitivamente contretizarão, sem falta, a grande missão de propagar amplamente o Sutra de Lótus. Apesar de as maldades serem numerosas, não prevalecerão ante uma única grande verdade (ou bem), assim como várias labaredas vorazes são extintas por uma única chuva torrencial. Esse princípio também é verdadeiro em relação a Nitiren e seus seguidores."

As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. 4, pág 91 (Explanação do Presidente Ikeda, Terceira Civilização, edição nº 495, novembro de 2009, apud Brasil Seikyo, edição nº024, Caderno de Estudo, B1)

Como você pode ver, o Itai Doshin, representa uma ação unificada a fim de se alcançar um objetivo comum. Do ponto de vista religioso, significa todos unidos em prol de um objetivo, no Budismo Nitiren, usamos muito esse princípio para realizar o kossen rufu (propagação dos ensinos), porém não nos limitando a este. O objetivo principal é atingir a iluminação, é um objetivo individual, porém, alcançado através da prática do Itai Doshin, já que não abandonamos uns aos outros nessa busca. Apesar de todos sermos diferentes, com diferentes estilos de vida, níveis de fé e compreensão da prática, temos um objetivo comum, que nos une em um momento que é a nossa "prática principal" . É impossível, quando não estamos ligados espiritualmente uns aos outros, compreender as escolhas e atitudes das outras pessoas em relação à sua vida pessoal, trabalho e outras questões. Porém, quando nos ligamos espiritualmente compreendemos que todos buscamos a felicidade por um só caminho, que nos une, e que evidencia essa união no momento em que oramos juntos. Essa união é o que de fato constitui nossa força, tanto para a propagação dos ensinos, como para alcançar a iluminação.
O momento da oração é o mais importante, porém, há outros momentos, como o de estar perto uns dos outros fisicamente, ouvir, deixar que chore e se lamente por um instante, fortalecermos nossos corações através também do afeto e da compreensão. Lembrarmos uns aos outros, que no budismo nao podemos lamentar e reclamar, e sim, mudar nossa realidade através de ações diárias...mas isso é um outro assunto, que ficará para o próximo post.
Um abraço a todos e nam-mioho-rengue-kyo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário