quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O BUDISMO DE NITIREN DAISHONIN

Nitiren Daishonin, nasceu em 16 de fevereiro de 1222, filho de uma família de pescadores na província de Awa (atual província de Tiba), no Japão. Em 1233, entrou para o sacerdócio no templo Seityo e começou a estudar o budismo.
Na infância recebeu o nome de Zennitimaro, mas após entrar para o sacerdócio, conforme uma tradição da época, mudou seu nome para Yakuo Maro e depois para Rentyo.
De 1238 a 1242, ele viveu em Kamakura, então centro do governo japonês, a fim de estudar o budismo. Após retornar ao templo de Seityo, foi para Kioto e Nara, centros de estudo do budismo.
Em Kioto estudou exaustivamente todos os sutras de Sakyamuni e concluiu que o sutra de lótus é seu supremo ensino.
Após dez anos de estudo, Rentyo, então com 32 anos de idade, retornou para o templo Seityo e, em 28 de abril de 1253, recitou pela primeira vez o nam-myoho-rengue-kyo, expondo seu ensino e adotando assim o nome de Nitiren (Niti = Sol; Ren = Lotus).
Vinte e seis anos depois, após sofrer muitas perseguições por parte das religiões mais tradicionalistas e vendo que seus discípulos estavam confiantes e conscientes, Nitiren Daishonin matematizou o propósito de seu advento neste mundo inscrevendo o Dai-Gohonzon, o supremo objeto de adoração, visando a felicidade de toda humanidade.
Nitiren Daishonin faleceu aos 60 anos de idade, após passar todos os seus ensinamentos para o seu discípulo imediato: Nikko Shonin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário