Nitiren Daishonin, nasceu em 16 de fevereiro de 1222, filho de uma família de pescadores na província de Awa (atual província de Tiba), no Japão. Em 1233, entrou para o sacerdócio no templo Seityo e começou a estudar o budismo.
Na infância recebeu o nome de Zennitimaro, mas após entrar para o sacerdócio, conforme uma tradição da época, mudou seu nome para Yakuo Maro e depois para Rentyo.
De 1238 a 1242, ele viveu em Kamakura, então centro do governo japonês, a fim de estudar o budismo. Após retornar ao templo de Seityo, foi para Kioto e Nara, centros de estudo do budismo.
Em Kioto estudou exaustivamente todos os sutras de Sakyamuni e concluiu que o sutra de lótus é seu supremo ensino.
Após dez anos de estudo, Rentyo, então com 32 anos de idade, retornou para o templo Seityo e, em 28 de abril de 1253, recitou pela primeira vez o nam-myoho-rengue-kyo, expondo seu ensino e adotando assim o nome de Nitiren (Niti = Sol; Ren = Lotus).
Vinte e seis anos depois, após sofrer muitas perseguições por parte das religiões mais tradicionalistas e vendo que seus discípulos estavam confiantes e conscientes, Nitiren Daishonin matematizou o propósito de seu advento neste mundo inscrevendo o Dai-Gohonzon, o supremo objeto de adoração, visando a felicidade de toda humanidade.
Nitiren Daishonin faleceu aos 60 anos de idade, após passar todos os seus ensinamentos para o seu discípulo imediato: Nikko Shonin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário