quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TRADIÇÕES DO BUDISMO DE NITIREN DAISHONIN

O oratório, para nós, é certamente o objeto que tem participação direta em nossas vidas, depois do conteúdo sagrado que resguarda (não aparece na imagem, pois é parte da tradição resguardá-lo).
Um oratório budista nunca é aberto para curiosos e outras ocasiões, que não sejam nossas reuniões para orar e meditar. Ele guarda o bem material mais precioso para nós, que é o Dai-Gohonzon, inscrição que é sagrada para nós, por ter sido escrito por Nitiren Daishonin, os Três Grandes Ensinos Fundamentais concedidos "à toda humanidade".
Todos os dias, pelo menos duas vezes, abrimos o oratório, visualizamos o Dai-Gohonzon, recitamos o mantra, chamado daimoku (nam-myoho-rengue-kyo) e fazemos nossas orações para que as forças protetoras do universo sejam fortalecidas. Nessas orações, lembramos diariamente do próprio Dai-Gohonzon, dos três primeiros mestres: Nitiren Daishonin, Nikko Shonin e Nitimoku Shonin; pela realização do Kossen-rufu (criar uma sociedade de paz) e pela prosperidade da Soka Gakkai Internacional (movimento que tem como objetivo a promoção de valores, como a paz e o respeito humano); oramos aos mestres, agradecendo aos esforços incansáveis em prol da propagação do budismo; oramos pelos objetivos pessoais; pela transformação do karma negativo; em memória das pessoas queridas que já partiram e finalmente pela paz e felicidade da humanidade. Entre tais orações, recitamos o nam-myoho-rengue-kyo.
Ou seja, cada vez que um budista abre seu oratório, você também é lembrado em seus pedidos por paz e felicidade.

JUZU

O Juzu não faz parte especificamente da prática do Budismo de Nitiren Daishonin. É uma tradição budista.
Inicialmente, sua finalidade era contar a recitação do nome do Buda. Hoje em dia, é somente uma acessório da prática.
Juzu significa, número de contas. Este objeto também pode ser chamado de Nen ou Nenju, que significa meditar. É utilizado para ajudar na concentração, pondo-o entre as mãos durante as orações. O uso do Juzo durante as orações constitui uma tradição, no entanto é opcional.

4 comentários:

  1. saudaçoes.por que muitos praticantes do budismo de nitiren falam que este é o unico e verdadeiro budismo?e as outras linhagens?sao falsas? aqui vc escreve:" lembramos diariamente do próprio Dai-Gohonzon, dos três primeiros mestres: Nitiren Daishonin, Nikko Shonin e Nitimoku Shonin;" tudo bem é´um opiçao de vcs mas, e sakyamuni buda que é O VERDADEIRO BUDA ORIGINAL E HISTORICO pois,tudo começou com ele.todos os devotos da linhagem de nitiren tem um uma foto do sr ikeda na parede e ´nenhuma de sakyamuni buda.quem foi mais importante para o budismo(digo TODAS AS LINHAGENS DO BUDISMO.E NAO UMA QUE SE APRESENTA COM SENDO A VERDADE ABSOLUTA)SAKYAMUNI OU o sr ikeda? participei de varias reunioes da bsgi,varias mesmo e em nenhuma delas eu ouvi sequer ser mencinado o nome de SAKYAMUNI BUDA.só ouvi falar em numeros,cumprir metas estabelicidas e honrar o sr.ikeda.em todos os jornais(que o devoto é´obrigado a assinar)a maiorio das materias sao sobre os feitos e premios do sr.ikeda,existe sim a parte do ensimo mas,90% do jornal e dedicado ao sr.ikeda. por que?afinal o jornal é sobre budismo e nao sobre o sr ikeda.um lider espiritual genuino é oque menos aparece.com todo o respeito se em uma destas reunioes da bsgi alguem tirar a parte religiosa e o oratorio quem passar na rua pensara que se trata de uma empresa e nao de uma religiao e eu cansei de ver logo depois das reunioes garrafas e mais garrafas de cerveja serem abertas.onde esta o respeito pela reuniao,pelo Dai-Gohonzon e pelo daimoku? é este o budismo verdadeiro?existem escrituras(originais e nao adulteradas para comodidade de alguns)que aprovem este comportamento pós-reuniao? namaste

    ResponderExcluir
  2. É muito bom poder conversar sobre esse assunto com você.
    De fato, muitos praticantes afirmam que Nitiren é o único e verdadeiro budismo, neste blog não se encontra este comentário em nenhum momento.

    Quando diz-se "três primeiros mestres" refere-se aos mestres da vertente a que se segue, no caso os três primeiros mestres do budismo de Nitiren Daishonin.

    Quando você afirma que todos os devotos da linhagem de Nitiren têm uma foto do Sr Ikeda, lamento discordar, mas está redondamente enganado. Eu mesma não possuo sequer uma foto do Sr Ikeda, também não possuo do Sakyamuni (no tempo dele ainda não existiam câmeras fotográficas).

    Sakyamuni é importante, o primeiro Buda que se teve conhecimento, pois o budismo (de todas as vertentes) entende que todo homem pode ser um buda e por essa razão provavelmente existiram muitos budas antes de Sakyamuni e outros milhões depois dele. Buda não é um Deus, é estado de espírito.

    O afeto, muitas vezes sem limites do seguidor pelo Sr Ikeda, neste caso pode ser comparado ao "afeto" que os católicos têm pelo seu papa, acho que é a comparação mais adequada, porém ressalto que no budismo, como em outras vertentes e religiões em todas as culturas em todos os tempos há religiosos de todos os tipos, inclusive os fanáticos, que muitas vezes adoram mesmo o líder religioso e tornam-se limitados em seu entendimento por isso.

    Sou budista apenas há dois anos e ouvi sim, falar várias vezes de Sakyamuni e nunca falando mal, pelo contrário.
    Quando me converti, me disseram que a assinatura do jornal era obrigatória, de fato, assinei. Hoje assino e cancelo a assinatura sempre que desejo e nunca sofri qualquer retaliação por conta disso...mas o que me orientaram foi que o costume é utilizar o jornal pois nele vem o caderno de estudos onde aprendemos sobre a religião. Também vêm as metas como você mencionou, afinal, não há vitória em nenhum aspecto quando não há metas bem definidas e planos cuidadosamente traçados.

    Minha gratidão à BSGI deve-se ao fato de ter sido através dela que obtive o conhecimento que resolvi abraçar, somente isso. Lembrando que, nenhuma religião ou organização é perfeita, pois são criadas pelo ser humano, imperfeito.

    Na sede que frequento, nunca houve sequer uma garrafa de cerveja aberta, embora não haja discriminação sobre as escolhas do estilo de vida de nenhum seguidor, neste caso concordo que seria um grande desrespeito mas não posso falar do que não vi.

    Seu inconformismo com os comportamentos mencionados denotam que é uma pessoa inteligente e crítica, ou tão etnocêntrica quanto as vítimas de suas críticas.

    Tenho admiráveis amigos que seguem diversas religiões, muitas dessas religiões já levaram centenas ou milhares de pessoas à morte simplesmente por pensarem de forma diferente ou por terem objetivos diversos em culturas e tempos diversos. A escolha de uma religião ou de viver sem ela é muito pessoal e movida por razões e vivências totalmente individuais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns flor! Me tornei budista há alguns meses e agora estou em busca de informaçãoes variadas para me ajudar na minha prática diária. O seu texto foi de grande ajuda! Um super beijo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Gostei muito das informações.

    ResponderExcluir