quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OS ENSINAMENTOS

Sakyamuni profetizou no Sutra de Lótus que, após o declínio de seu budismo, surgiria o Verdadeiro Budismo, que se propagaria pelo mundo. Ouvindo essa declaração, seus discípulos pediram que os encarregasse da missão de propagar o budismo no futuro. Entretanto, Sakyamuni rejeitou o pedido, afirmando que eles não estavam qualificados para essa missão, por serem incapazes de perseverar diante dos inúmeros obstáculos que surgiriam no futuro.
Exatamente de acordo com a profecia do Sutra de Lótus, quando os ensinos de Sakyamuni e suas práticas entraram em declínio, Nitiren Daishonin estabeleceu o Verdadeiro Budismo com a convicção de que seria propagado pelo mundo para a felicidade de toda humanidade. Por isso escreveu o Dai-Gohonzon, que contém integralmente sua iluminação, destinando-o como objeto de adoração para todos os povos do mundo.
O budismo de Nitiren Daishonin é tão grandioso que traz a salvação para toda a humanidade, igualando todas as pessoas numa mesma categoria: elas têm condições de atingirem a suprema felicidade, ou seja, o estado de buda, na forma e no ambiente que vivem. Esse budismo nega a necessidade de auto-sacrifício, ou de isolamento para meditação, e possibilita as pessoas serem felizes em meio à realidade diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário